ENERGIA REATIVA | CORREÇÃO DO FATOR DE POTÊNCIA DA INSTALAÇÃO ELÉTRICA

 

ADEQUAÇÕES DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS CONFORME NORMAS NBR 5410, NBR 14039, NBR 5419 E NR-10.

 

Economize energia elétrica, faça a correção da Potência Reativa de sua instalação.

 

Realizamos estudos e análise caso a caso dos equipamentos da instalação, para uma Correção do Fator de Potência eficiente

 

Legislação: O Decreto nº 479, de 20 de março de 1992, reiterou a obrigatoriedade de se manter o fator de potência o mais próximo possível da unidade (1,00), tanto pelas concessionárias quanto pelos consumidores, recomendando, ainda, ao Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica - DNAEE - o estabelecimento de um novo limite de referência para o fator de potência indutivo e capacitivo, bem como a forma de avaliação e de critério de faturamento da energia reativa excedente a esse novo limite.

 

O que é o fator de potência: é um índice que deve ser superior a 0,92 sob pena de ser cobrada multa da empresa que registrar índices inferiores a este. Este índice mede a relação entre as potências ativa e reativa em um circuito elétrico, e tem por objetivo reduzir o trânsito de energia reativa nas linhas de transmissão, subtransmissão e distribuição das concessionárias de eletricidade.

 

Conceito: Potência Ativa + Potência Reativa

Potência reativa medida em kvar, usada apenas para criar e manter os campos eletromagnéticos das cargas indutivas. Assim, enquanto a potência ativa é sempre consumida na execução de trabalho, a potência reativa, alem de não produzir trabalho, circula entre a carga e a fonte de alimentação ocupando um “espaço” no sistema elétrico que poderia ser utilizado para fornecer mais energia ativa. A potência ativa e a potência reativa se juntam, (soma vetorial) constituindo a potência aparente, medida em KVA, que é a potência total gerada e transmitida à carga.

 

Correção: O banco de capacitor é um equipamento utilizado para corrigir o baixo fator de potência. O correto dimensionamento dos bancos de capacitores, incluindo sua potência e forma de acionamento visa eliminar as multas decorrentes de reativos excedentes, cobradas nas faturas de energia elétrica.

 

Existem três tipos de bancos de capacitores: 

- Bancos de Capacitores Automáticos

- Bancos de Capacitores Fixos

- Bancos de Capacitores Programáveis 

 

Banco automático de capacitores, correção do fator de potência | KV Ensaios - Manutenção, Testes e Ensaios elétricos nr10
Capacitores para correção do fator de potência | KV Ensaios - Manutenção, Testes e Ensaios elétricos nr10